quinta-feira, 12 de abril de 2012

Arte x Publicidade

Já faz um bom tempo que o estatuto artístico das produções publicitárias vem sendo discutido, porém, ainda tem muito o que se refletir sobre o assunto. Está cheio de anúncios espalhados pelo mundo que remetem à obras de arte do passado.  Essas obras publicitárias nos causam sensações muito próximas daquelas que sentimos quando estamos expostos a uma obra de arte. Isso é feito com a intenção de colocar prestígio, dignidade ou autoridade ao que é anunciado. Mas no meio de tanto glamour, nos surge uma questão, é possível à publicidade fazer arte? 
            Há publicitários que dominam seus trabalhos como artísticos, porém, há quem discorde disso. Celso Japiassu, professor e publicitário, diz que” A criação publicitária é um campo onde a criatividade é exercida com objetivos puramente comerciais. É utilitaristas porque precisa convencer as pessoas a comprarem e, mesmo no nicho da propaganda institucional, política ou de utilidade pública, está procurando sempre convencer alguém a fazer ou acreditar em alguma coisa”.
 Enfim, são diversas opiniões diferentes que desabam quando esse tema é discutido. Tem que acredite que a publicidade pode sim ser considerada arte, há quem abomine essa idéia e há até que nem acredite que a própria arte possa ser considerada arte por ter caráter persuasivo. Enfim... O que você diz? A arte pode ser considerada arte?




Nenhum comentário:

Postar um comentário