quinta-feira, 12 de abril de 2012

O Universo das Cores

            As cores são algo de extrema importância quando o assunto é publicidade. Todas as cores devem ser cuidadosamente pensadas em um trabalho publicitário e caso não seja, poderá correr o risco de passar uma imagem diferente da que deveria, pois cada uma delas transmite uma mensagem diferente para o consumidor. As cores transmitem mensagens ao nosso subconsciente, mensagens subliminares.

Efeito que as cores causam pela publicidade:
  • VERMELHO: aumente a atenção, é estimulante e motivador. Ligado a anúncios que indicam calor e energia, artigos técnicos e ginástica;
  • LARANJA: usados em casos semelhantes ao vermelho, porém de forma mais moderada; grande apelação para o apetite;
  • AMARELO: visível à distância; pode dispersar em alguns casos ou indicar luminosidade dependendo de como for utilizado;
  • VERDE: estimulante, porém com pouca força sugestiva, oferece sensação de repouso; costuma caracterizar azeites, verduras, frutas e similares;
  • AZUL: grande poder de atração; neutraliza inquietações; aplicado em anúncios que caracterizam frio;
  • ROXO: acalma o sistema nervoso; usado em anúncios de artigos religiosos, viaturas, acessórios funerários, etc.;
  • PÚRPURA e OURO: representam valor e dignidade; usado em artigos de luxo;
  • MARROM: esconde a qualidade e o valor, por isso é pouco recomendado em publicidade; pode transmitir sensação de chocolate.
  • VIOLETA: entristece o ser humano, também não é muito indicado o seu uso;
  • CINZA: atitudes neutras e diplomáticas; é muito usado em publicidade;
  • PRETO: pouco recomendável (em anúncios de 4 cores) pois deixa o ser humano geralmente frustrado (caso haja excesso);
  • AZUL E BRANCO: estimulante; predispõe simpatia; sensação de paz;
  • AZUL E VERMELHO: estimulante da espiritualidade;
  • AZUL E PRETO: sensação de antipatia; transmite preocupação; desvaloriza a mensagem;
  • VERMELHO E VERDE: estimulante, porém de pouca eficácia publicitária.
  • VERMELHO E AMARELO: estimulante e eficaz;
  • AMARELO E VERDE: pode produzir atitude passiva; pouco eficiente na publicidade.
            Como você deve ter percebido as cores mais suaves são cores que acalmam, essas são chamadas de cores frias. Já as cores que chama mais atenção, são as cores quentes.

           
          A publicidade usa essa ferramenta para manipular e atrair a atenção dos consumidores que ela pretende atingir, causando neles sentimentos de poder, paixão, força, paz, alegria, calma... Então se você publicitário pretende se dar bem no mercado publicitário, reserve um tempinho do seu dia para estudar o universo das cores, pois com certeza você poderá tirar muito proveito disso!

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