As cores são algo de extrema
importância quando o assunto é publicidade. Todas as cores devem ser cuidadosamente
pensadas em um trabalho publicitário e caso não seja, poderá correr o risco de
passar uma imagem diferente da que deveria, pois cada uma delas transmite uma
mensagem diferente para o consumidor. As cores transmitem mensagens ao nosso
subconsciente, mensagens subliminares.
Efeito que as cores causam pela publicidade:
- VERMELHO: aumente a atenção, é estimulante e motivador. Ligado
a anúncios que indicam calor e energia, artigos técnicos e ginástica;
- LARANJA: usados em casos semelhantes ao vermelho, porém de
forma mais moderada; grande apelação para o apetite;
- AMARELO: visível à distância; pode dispersar em alguns
casos ou indicar luminosidade dependendo de como for utilizado;
- VERDE: estimulante, porém com pouca força sugestiva,
oferece sensação de repouso; costuma caracterizar azeites, verduras,
frutas e similares;
- AZUL: grande poder de atração; neutraliza inquietações;
aplicado em anúncios que caracterizam frio;
- ROXO: acalma o sistema nervoso; usado em anúncios de
artigos religiosos, viaturas, acessórios funerários, etc.;
- PÚRPURA e OURO: representam valor e dignidade; usado em
artigos de luxo;
- MARROM: esconde a qualidade e o valor, por isso é pouco
recomendado em publicidade; pode transmitir sensação de chocolate.
- VIOLETA: entristece o ser humano, também não é muito
indicado o seu uso;
- CINZA: atitudes neutras e diplomáticas; é muito usado em
publicidade;
- PRETO: pouco
recomendável (em anúncios de 4 cores) pois deixa o ser humano geralmente
frustrado (caso haja excesso);
- AZUL E BRANCO: estimulante; predispõe simpatia; sensação
de paz;
- AZUL E VERMELHO:
estimulante da espiritualidade;
- AZUL E PRETO: sensação de antipatia; transmite preocupação;
desvaloriza a mensagem;
- VERMELHO E VERDE:
estimulante, porém de pouca eficácia publicitária.
- VERMELHO E AMARELO:
estimulante e eficaz;
- AMARELO E VERDE: pode
produzir atitude passiva; pouco eficiente na publicidade.
A publicidade usa essa ferramenta para manipular e atrair a atenção dos consumidores que ela pretende atingir, causando neles sentimentos de poder, paixão, força, paz, alegria, calma... Então se você publicitário pretende se dar bem no mercado publicitário, reserve um tempinho do seu dia para estudar o universo das cores, pois com certeza você poderá tirar muito proveito disso!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcNSn9a4JTyZnVlfIJxrdh9pyV4zjYsz1h3kdU0u6CnUERAWwzcp3dNxf49_7F7i2xVMEJjxA9Btef7xrNqe2wJ80JaO-ph0xkzO7eH_E5fGAfMVdDp418nIBq6JLFirBeEVyaUPhJsMs/s320/Cores+quentes+e+frias.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário