quarta-feira, 11 de abril de 2012

Fábrica de Glamour

            BERGER, John. Modos de Ver

O livro “Modos de ver” de John Berger fala sobre a maneira como as imagens que vemos nos afetam ou refletem aspectos da sociedade em que vivemos. Se pararmos pra observar, a maioria das imagens as quais nos deparamos no dia a dia se trata de imagens publicitárias. Essas imagens são confeccionadas para estimularem a nossa imaginação, nem que seja por um curto momento.
As imagens publicitárias precisam ser atualizadas e renovadas sempre, pois as mesmas precisam estar interligadas com o que está acontecendo no mundo para impactar ou mesmo interessar os seus visualizadores.
Quando falamos de publicidade, pensamos que ela é um conjunto de imagens que competem uma com a outra, mas na realidade a publicidade de cada produto que está sendo vendido tem como proposta fazer-nos pensar que comprando esse produto as nossas vidas mudarão. O incrível é que a publicidade consegue nos convencer dessa transformação, mostrando pessoas que aparentemente se transformaram e acabam sendo invejadas pelas demais pessoas. John Berger, p. 133, fala que ‘ O estado de ser invejado é o que constitui o glamour. E publicidade é o processo de fabricar glamour’.
Hoje em dia podemos perceber que vivemos em uma sociedade de consumo, e a publicidade é a cultura da sociedade de consumo. O objetivo da publicidade é tornar o espectador insatisfeito com o seu atual modo de vida, fazendo assim com que ele procure um status maior, e esse status vem através do que você possui, e não pelo que você é.
A publicidade exerce uma enorme influência na sociedade, tanto em suas vidas pessoas, como em questões políticas e culturais. Jonh Berger, p. 156, diz que “A publicidade é a vida da cultura”, tendo em vista que sem a publicidade o capitalismo não poderia sobreviver.
Modos de Ver é uma leitura interessante e gostosa de ler. Um livro que nos faz refletir sobre como a publicidade atinge a vida das pessoas, dizendo a elas como se vestir, como se comportar, o que comer, onde andar... Enfim, é a publicidade vista pelos olhos do talentosíssimo autor John Berger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário